sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

  Todo mundo sabe que há pelo menos 531230651651 motivos para se amar o Studio Ghibli. E há outras 531350351651 de razões pra se amar o tão aclamado Hayao Miyazaki. Lançado em 2004, O Castelo Animado concorreu ao Oscar (mas eles não iam dar duas vezes pra uma animação que não fosse deles --'). Faz um tempinho que só trago doramas e mais doramas, não é? Hoje eu vim falar desta animação que se tornou, para mim, a mais querida de todas as histórias desenhadas pelas mãos do vovô Miyazaki! Sim, boa parte da produção foi desenhada pelas mãos do vovô Miyazaki! A história é adaptada do romance de fantasia da escritora britânica Diana Wynne Jones e foi um avassalador sucesso no Japão, onde as obras do diretor são reverenciadas e não param de se superar. É de filmes como este que a nossa criançada precisa! Vamos aos comentários?

Sinopse: Sophie acha que seu destino é continuar com a chapelaria da família e não tem ambições. Certo dia quando saiu para visitar sua irmã Lettie ela é importunada por alguns oficiais do exército mas é salva por um bonito jovem.
  Mas isso atrai a atenção da Bruxa do Nada (Bruxa das terras desoladas na versão brasileira) que lança-lhe um feitiço que transforma-a numa velha. Ela decide sair de casa em busca de um modo de quebrar a maldição, mas não sabe para onde ir.

Ela liberta o espantalho enfeitiçado Cabeça de Nabo que a ajuda levando até ela o castelo de Howl. Lá ela encontra o demônio de fogo Calcifer que propõe quebrar seu feitiço desde que ela quebre o contrato que o prende ao mago.

  Pela manhã ela descobre que o jovem que a havia ajudado é Howl e, quando este pergunta-lhe quem ela é, Sophie diz que é a nova faxineira, pois o castelo é o lugar mais sujo em que já esteve! O aprendiz Markl até achou isso tudo meio suspeito, mas Howl não diz nada contra.

A situação piora pois com o desaparecimento do príncipe do reino vizinho os reinos entram em guerra e Howl é convocado para lutar por seu rei e por sua antiga mestra Madame Suliman. Mas Howl não é alguém que aceita ordens facilmente.


As personagens femininas de Miyazaki são as mais fortes que já vi, mesmo sendo tão jovens. E eu simplesmente amo o fato dele sempre escolher mulheres como protagonistas. Não podemos esquecer de forma alguma as fascinantes criaturas e belíssimos cenários surrealistas presentes na animação. Esta animação representa um manifesto contra a guerra. Mas a guerra é um símbolo tanto literal quanto metafórico. E, apesar de tratar de um assunto tão sério, o vovô Miyazaki arranja um espaço todo especial para nos apresentar doses de bom humor. Impossível não assistir este filme sorrindo o tempo todo.

Devo dizer que O Castelo Animado é uma obra de arte. Uma obra de arte sobre o amor, sobre o redescobrimento de si mesmo. De fato, é difícil aceitar o que realmente somos, entender a nossa individualidade. Sofia, por exemplo, vive em um mundo onde a beleza é de fato importante. Não possuindo tal atributo, e diante do feitiço que carrega, ela se vê obrigada a  fugir daquele meio, descobrir um novo horizonte, fugir daquela monotonia e superficialidade da vaidade e descobrir o seu verdadeiro caráter. É aí que começa uma viagem sobre redescobertas e mudanças inesquecível.

  Vamos agora conhecer um pouco mais sobre os personagens que tanto amei. Sim, cada personagem é amado de uma forma incrível. Cada personagem tem um dom incrível de te marcar profunda e inesquecivelmente. Para mim, personagens completos, apaixonantes e inesquecíveis da histórias das animações.
Sofia: Estava resignada a trabalhar para sempre na sem graça chapelaria da família, mas seu destino muda ao conhecer o mago Howl. Por ciúme a Bruxa das terras abandonadas a transforma em uma velha e Sophie sai de casa para arranjar um modo de quebrar a maldição. Inesperadamente acaba indo ao castelo de Howl e ao ver a bagunça do lugar contrata a si mesma como faxineira do castelo. Durante o filme, vê-se que se torna mais jovem, por ter sentimentos pelo Howl. Sophie apaixona-se por ele.




Howl: O mestre do castelo. É um bonito mago que usa diversos nomes para despistar a perseguição da Bruxa das terras abandonadas. Ele se recusa a trabalhar para o rei na guerra, mas sua mestra Madame Suliman não desiste fácil. Dizem os boatos que ele rouba os corações das belas moças para devorá-los! Durante o filme apaixona-se por Sophie e sabe da sua maldição.
Bruxa do Nada (Bruxa das terras abandonadas): Uma velha arrogante e possessiva, persegue Howl para se apoderar de seu coração. Foi banida para as terras desoladas (terras abandonadas) a 50 anos atrás e desde então sonha em voltar para a corte. Quando a Madame Suliman retira-lhe os poderes, esta começa a viver no Castelo do Howl.

Calcifer: É o demônio do fogo que vive na lareira do castelo de Howl e o movimenta com sua magia. Ele faz um acordo com Sofia. Se ela quebrar a maldição que o prende a Howl ele quebraria a maldição que a Bruxa das terras abandonadas jogou nela. Ele também ajuda Sofia com serviços domésticos como cozinhar pois se não o fizer Sofia ameaça-o de jogar um balde de água, porém ela é bondosa demais para fazer isso com ele.

Markl: Menino que mora no castelo. É aprendiz de Howl. Durante o começo do filme desconfia de Sophie, mas depois começou a adorá-la.

Madame Suliman: Suliman é Maga de Sua Majestade, foi mestra de Howl e quer que ele seja seu sucessor.



Heen: Um cachorro velho que começou a acompanhar Sofia a toda parte a pedido de Madame Suliman.






Cabeça de Nabo: Um espantalho enfeitiçado que após ser ajudado por Sofia fica agradecido e a ajuda várias vezes. No final do filme descobre-se que é o príncipe do reino vizinho.









A animação pode ser vista no aniTube (dubçlada), baixada no Asian Team e através do torrent. Não esqueçam de curtir a nossa página no FACEBOOK (CLIQUE AQUI) e deixar um super comentário pra mim do que vocês acharam sobre a resenha :) Até a próxima!
Reações:
Posted by Cecília On 23:10 12 comments

12 comentários:

  1. Nossa q massa... vc tem o dom obrigado por isso!

    ResponderExcluir
  2. O que tenho a dizer é perfeito, uma historia que te prende do começo ao fim, personagens que a gente se identifica e sem contar Markl é tão fofo e as Loucuras de Calcifer marcadas pra sempre...Recomendo!!

    ResponderExcluir
  3. o legal é qu etu falou de cada personagem, que eu acho que é o mais incrível nesse filme: todos os personagens são sensacionais!

    ResponderExcluir
  4. Faz tempo que não deixo um coment =P não tenho assistido nada além de animes, e muito pouco, mas sempre leio as resenhas. Incriveis é o que posso dizer, além de trazer sempre conteúdo de qualidade sabe muito bem contar o que se passa, vou assistir esse :3
    Parabéns pelo blog, continue o ótimo trabalho ^^

    ResponderExcluir
  5. Ceci, amei!

    Sou apaixonada pelas produções do Studio Ghibli e simplesmente amo o Castelo Animado. Não sei quantas vezes já assisti e sei que verei outras mais. Recentemente cai de cabeça no livro (muito bom também. Recomendo). Eu adoraria dizer que Howl roubou meu coração ~ mas eu não sou bonita - Sophie feelings kkkkk

    Obs: *-* que foguinho lindo!

    Bjos

    CM ~ xD

    ResponderExcluir
  6. Daniela Schroff Machado28 de dezembro de 2013 15:59

    Curti a história, Ceci! Ainda bem que tem torrent!
    Vou baixar já!
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Ah amo esse filme é muito bonito :)
    Já vi varias vezes e lendo a resenha fiquei com vontade de ver outra vez ^.^

    ResponderExcluir
  9. Qualquer comentário meu sobre esse filme eu estarei sendo mais que suspeita pois é uma das minhas animações favoritas *--*
    Gostaria de assistir tds os filmes do vovô Miyazaki, que um dia irei conseguir realizar. Gente essa pessoa é um mestre, tds os filmes que eu já vi dele são sempre com uma linda mensagem e claro um ótimo desenho né?
    Howl é um lindo mas o Calcifer é um fofo, amo ele *--* Na verdade gosto de todos os personagens, até dos "vilões".
    Amei a resenha, me deu uma enorme vontade de assistir de novo kkkkk
    bjs

    ResponderExcluir
  10. Animação perfeita, clássico já...

    ResponderExcluir
  11. Realmente,esse é o melhor filme que já vi na minha vida,depois de ler fiquei com vontade de assistir de novo,mas infelizmente perdi e não tenho mais o CD TT_TT

    ResponderExcluir

Gente, o comentário de vocês é muito importante! hihi Aguardo ansiosamente pela opinião de vocês ;)

  • RSS
  • Delicious
  • Digg
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Youtube