sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

  Todo mundo sabe que há pelo menos 531230651651 motivos para se amar o Studio Ghibli. E há outras 531350351651 de razões pra se amar o tão aclamado Hayao Miyazaki. Lançado em 2004, O Castelo Animado concorreu ao Oscar (mas eles não iam dar duas vezes pra uma animação que não fosse deles --'). Faz um tempinho que só trago doramas e mais doramas, não é? Hoje eu vim falar desta animação que se tornou, para mim, a mais querida de todas as histórias desenhadas pelas mãos do vovô Miyazaki! Sim, boa parte da produção foi desenhada pelas mãos do vovô Miyazaki! A história é adaptada do romance de fantasia da escritora britânica Diana Wynne Jones e foi um avassalador sucesso no Japão, onde as obras do diretor são reverenciadas e não param de se superar. É de filmes como este que a nossa criançada precisa! Vamos aos comentários?

Sinopse: Sophie acha que seu destino é continuar com a chapelaria da família e não tem ambições. Certo dia quando saiu para visitar sua irmã Lettie ela é importunada por alguns oficiais do exército mas é salva por um bonito jovem.
  Mas isso atrai a atenção da Bruxa do Nada (Bruxa das terras desoladas na versão brasileira) que lança-lhe um feitiço que transforma-a numa velha. Ela decide sair de casa em busca de um modo de quebrar a maldição, mas não sabe para onde ir.

Ela liberta o espantalho enfeitiçado Cabeça de Nabo que a ajuda levando até ela o castelo de Howl. Lá ela encontra o demônio de fogo Calcifer que propõe quebrar seu feitiço desde que ela quebre o contrato que o prende ao mago.

  Pela manhã ela descobre que o jovem que a havia ajudado é Howl e, quando este pergunta-lhe quem ela é, Sophie diz que é a nova faxineira, pois o castelo é o lugar mais sujo em que já esteve! O aprendiz Markl até achou isso tudo meio suspeito, mas Howl não diz nada contra.

A situação piora pois com o desaparecimento do príncipe do reino vizinho os reinos entram em guerra e Howl é convocado para lutar por seu rei e por sua antiga mestra Madame Suliman. Mas Howl não é alguém que aceita ordens facilmente.


As personagens femininas de Miyazaki são as mais fortes que já vi, mesmo sendo tão jovens. E eu simplesmente amo o fato dele sempre escolher mulheres como protagonistas. Não podemos esquecer de forma alguma as fascinantes criaturas e belíssimos cenários surrealistas presentes na animação. Esta animação representa um manifesto contra a guerra. Mas a guerra é um símbolo tanto literal quanto metafórico. E, apesar de tratar de um assunto tão sério, o vovô Miyazaki arranja um espaço todo especial para nos apresentar doses de bom humor. Impossível não assistir este filme sorrindo o tempo todo.

Devo dizer que O Castelo Animado é uma obra de arte. Uma obra de arte sobre o amor, sobre o redescobrimento de si mesmo. De fato, é difícil aceitar o que realmente somos, entender a nossa individualidade. Sofia, por exemplo, vive em um mundo onde a beleza é de fato importante. Não possuindo tal atributo, e diante do feitiço que carrega, ela se vê obrigada a  fugir daquele meio, descobrir um novo horizonte, fugir daquela monotonia e superficialidade da vaidade e descobrir o seu verdadeiro caráter. É aí que começa uma viagem sobre redescobertas e mudanças inesquecível.

  Vamos agora conhecer um pouco mais sobre os personagens que tanto amei. Sim, cada personagem é amado de uma forma incrível. Cada personagem tem um dom incrível de te marcar profunda e inesquecivelmente. Para mim, personagens completos, apaixonantes e inesquecíveis da histórias das animações.
Sofia: Estava resignada a trabalhar para sempre na sem graça chapelaria da família, mas seu destino muda ao conhecer o mago Howl. Por ciúme a Bruxa das terras abandonadas a transforma em uma velha e Sophie sai de casa para arranjar um modo de quebrar a maldição. Inesperadamente acaba indo ao castelo de Howl e ao ver a bagunça do lugar contrata a si mesma como faxineira do castelo. Durante o filme, vê-se que se torna mais jovem, por ter sentimentos pelo Howl. Sophie apaixona-se por ele.




Howl: O mestre do castelo. É um bonito mago que usa diversos nomes para despistar a perseguição da Bruxa das terras abandonadas. Ele se recusa a trabalhar para o rei na guerra, mas sua mestra Madame Suliman não desiste fácil. Dizem os boatos que ele rouba os corações das belas moças para devorá-los! Durante o filme apaixona-se por Sophie e sabe da sua maldição.
Bruxa do Nada (Bruxa das terras abandonadas): Uma velha arrogante e possessiva, persegue Howl para se apoderar de seu coração. Foi banida para as terras desoladas (terras abandonadas) a 50 anos atrás e desde então sonha em voltar para a corte. Quando a Madame Suliman retira-lhe os poderes, esta começa a viver no Castelo do Howl.

Calcifer: É o demônio do fogo que vive na lareira do castelo de Howl e o movimenta com sua magia. Ele faz um acordo com Sofia. Se ela quebrar a maldição que o prende a Howl ele quebraria a maldição que a Bruxa das terras abandonadas jogou nela. Ele também ajuda Sofia com serviços domésticos como cozinhar pois se não o fizer Sofia ameaça-o de jogar um balde de água, porém ela é bondosa demais para fazer isso com ele.

Markl: Menino que mora no castelo. É aprendiz de Howl. Durante o começo do filme desconfia de Sophie, mas depois começou a adorá-la.

Madame Suliman: Suliman é Maga de Sua Majestade, foi mestra de Howl e quer que ele seja seu sucessor.



Heen: Um cachorro velho que começou a acompanhar Sofia a toda parte a pedido de Madame Suliman.






Cabeça de Nabo: Um espantalho enfeitiçado que após ser ajudado por Sofia fica agradecido e a ajuda várias vezes. No final do filme descobre-se que é o príncipe do reino vizinho.









A animação pode ser vista no aniTube (dubçlada), baixada no Asian Team e através do torrent. Não esqueçam de curtir a nossa página no FACEBOOK (CLIQUE AQUI) e deixar um super comentário pra mim do que vocês acharam sobre a resenha :) Até a próxima!
Posted by Cecília On 23:10 12 comments

12 comentários:

  1. Nossa q massa... vc tem o dom obrigado por isso!

    ResponderExcluir
  2. O que tenho a dizer é perfeito, uma historia que te prende do começo ao fim, personagens que a gente se identifica e sem contar Markl é tão fofo e as Loucuras de Calcifer marcadas pra sempre...Recomendo!!

    ResponderExcluir
  3. o legal é qu etu falou de cada personagem, que eu acho que é o mais incrível nesse filme: todos os personagens são sensacionais!

    ResponderExcluir
  4. Faz tempo que não deixo um coment =P não tenho assistido nada além de animes, e muito pouco, mas sempre leio as resenhas. Incriveis é o que posso dizer, além de trazer sempre conteúdo de qualidade sabe muito bem contar o que se passa, vou assistir esse :3
    Parabéns pelo blog, continue o ótimo trabalho ^^

    ResponderExcluir
  5. Ceci, amei!

    Sou apaixonada pelas produções do Studio Ghibli e simplesmente amo o Castelo Animado. Não sei quantas vezes já assisti e sei que verei outras mais. Recentemente cai de cabeça no livro (muito bom também. Recomendo). Eu adoraria dizer que Howl roubou meu coração ~ mas eu não sou bonita - Sophie feelings kkkkk

    Obs: *-* que foguinho lindo!

    Bjos

    CM ~ xD

    ResponderExcluir
  6. Daniela Schroff Machado28 de dezembro de 2013 às 15:59

    Curti a história, Ceci! Ainda bem que tem torrent!
    Vou baixar já!
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Ah amo esse filme é muito bonito :)
    Já vi varias vezes e lendo a resenha fiquei com vontade de ver outra vez ^.^

    ResponderExcluir
  10. Qualquer comentário meu sobre esse filme eu estarei sendo mais que suspeita pois é uma das minhas animações favoritas *--*
    Gostaria de assistir tds os filmes do vovô Miyazaki, que um dia irei conseguir realizar. Gente essa pessoa é um mestre, tds os filmes que eu já vi dele são sempre com uma linda mensagem e claro um ótimo desenho né?
    Howl é um lindo mas o Calcifer é um fofo, amo ele *--* Na verdade gosto de todos os personagens, até dos "vilões".
    Amei a resenha, me deu uma enorme vontade de assistir de novo kkkkk
    bjs

    ResponderExcluir
  11. Animação perfeita, clássico já...

    ResponderExcluir
  12. Realmente,esse é o melhor filme que já vi na minha vida,depois de ler fiquei com vontade de assistir de novo,mas infelizmente perdi e não tenho mais o CD TT_TT

    ResponderExcluir

Gente, o comentário de vocês é muito importante! hihi Aguardo ansiosamente pela opinião de vocês ;)

  • RSS
  • Delicious
  • Digg
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Youtube