quarta-feira, 30 de novembro de 2011

  Norwegian Wood para mim é uma obra bem complexa. Um filme baseado no primeiro grande hit de Haruki Murakami  no Japão que empurrou o autor para o estrelato literário. Depois da primeira versão do romance em 1987, Norwegian Wood, que "rouba" o nome a uma canção dos Beatles, se tornou um ícone cultural. Um tanto quanto difícil expressar com palavras o que este drama psicológico tem a nos ofertar. Vamos aos comentários?


  Sinopse: Em 1968, Toru Watanabe acaba de chegar a Tóquio para estudar teatro na universidade, e mora em um alojamento estudantil só para homens. Solitário, dedica seu tempo a identificar e refletir sobre as peculiaridades dos colegas. Um dia, Toru reencontra um rosto de seu passado: Naoko, antiga namorada de seu grande amigo de adolescência Kizuki antes deste cometer suicídio. Marcados por essa tragédia em comum, os dois se aproximam e constroem uma relação delicada onde a fragilidade psicológica de Naoko se torna cada vez mais visível até culminar com sua internação em um sanatório.


  Este filme me lembrou outras temáticas que os japoneses costumam muito abordar. Dramas familiares e intensamente psicológicos são os seus preferidos na minha opinião, e ninguém sabe fazê-los bem como os japoneses(mesmo que o diretor tenha sido um vietnamita). No tocante a este filme, é uma questão de se perceber a essência. Os elementos foram construídos de forma que ele tocasse de uma forma diferente cada pessoa, pelo menos no meu ponto de vista. O rosto e a expressão dos personagens parecem sempre muito próximos, como se a ênfase em suas expressões fosse quase de propósito. 



 Tive impressões diversas.Inclusive, me imaginei como qualquer um dos personagens. O filme é puro cotidiano, mas o seu brilhantismo está na sua complexidade, aparentemente simples. O efeito visual e as paisagens, de uma forma geral, ajudam a construir um clima nostálgico, onde acredito eu, que essa nostalgia estará de forma mais intensa presente naqueles que viveram em um Japão dos anos 60; mas, de qualquer maneira, você é envolto numa atmosfera que parece que você já esteve presente algum dia; outras vezes a sensação é de que a paisagem representa cada emoção de cada um dos personagens, sendo esta capaz de te 'engolir' muitas vezes.


  Acredito que o psicológico dos personagens em si, seja muito melhor abordado no livro. O livro e o filme, de forma alguma devem ser comparados. Mesmo que eu não tenha lido o livro, isto não se faz necessário para compreender este fato. Experiência própria; adaptações são geralmente decepcionantes, talvez por isso tenha gostado do filme. Meu próximo objetivo é conseguir um exemplar deste livro para ler. Sem dúvidas, gostei muito mesmo da história. Tirei várias lições. Inclusive, a frase final pode ser uma espécie de metáfora para muitas pessoas e suas vidas. Interpretem como quiser, este é o grande lance da história!


  Senti-me muito envolvida pela história e fico feliz de ter pegue este filme aleatoriamente para assistir. A representação de emoções diversas é surpreendente, imaginem a riqueza de detalhes que o livro deve apresentar. Não preciso nem dizer o quanto a trilha sonora é maravilhosa não é verdade? Tenho certeza que a música
Norwegian Wood estará presente em suas mentes por muito tempo. O filme pode ser baixado no filmes com legenda. Espero que gostem assim como eu gostei e descubram por si sós a essência e tirem suas próprias conclusões. Visitem também nossa página do facebook clicando AQUI! Vocês tem noção que irei assistir este filme de novo?

Posted by Cecília On 00:00 12 comments

12 comentários:

  1. Uau, que sinopse chamativa ^^
    Adoro os trabalhos do Kenichi que sempre atua muito bem ele é muito dedicado e sempre se sobressai nos seus trabalhos!
    Ótima pedida Ceci!

    ResponderExcluir
  2. Adorei essa sinopse tbm!
    a amei seu comentário Ceci!
    Esse filme faz meu estilo..já tinha ouvido falar sobre ele mais naum sabia q tinham traduzidoo!
    admiro muito o ator Kenichi Matsuyama,gosto dele desde q assisti o Live Action de Death Note!
    Sempre tento acompanhar os projetos dele!
    Irei ver com certeza!
    Obrigada pela dica ;**

    ResponderExcluir
  3. Stefany estou com saudades de você lá no blog ^^ .

    Olá outra vez rsrs.

    Sabe as vezes o filme é tão pisicologico que termina o filme e você se pergunta: Mas uê o que foi que aconteceu? Já terminou? rsrsr isso acontece comigo com frequência quando vejo filmes MUITO complexos . Mas isso é o que faz a pessoa querer ver o filme mais e mais .

    Esse ator Matsuyama Kenichi que está no filme fez um dorama Zeni Geba ~~ algo como louco por dinheiro ~~ o dorama no final faz uma brincadeira com teu psicológico , mas muito bom .

    Eu colocaria na minha lista , mas não seria algo como prioridade . Mas esse ator realmente é muito bom .

    ResponderExcluir
  4. OI CECÍLIA ESTOU PASSANDO PARA DEIXAR UM SELINHO AO BLOG , ESPERO QUE VOCÊ GOSTE.

    http://tudodoramas2.blogspot.com/2011/12/selinho.html

    ABRAÇOS ^^

    ResponderExcluir
  5. Cecília!!!! ^^
    Vou tentar baixar esse filme ainda hoje, da forma que você abordou parece ser bem emocionante. Adoro filmes assim, que mechem com as emoções e deixam profundas impressões. ^^

    Estou meio fria esses dias, por algum motivo que não sei explicar, quem sabe esse filme não me ajuda um pouco? XD

    Estava fazendo uma matéria sobre o live action de Skip Beat, quando me lembrei que vc gosta dessa obra e resolvi vir aqui fazer uma visitinha! ^^ Desculpa vir aqui só de vez em quando! Já que entrei de férias, vou ver se consigo entrar aqui sempre que tiver uma postagem nova!

    Você já assistiu um dorama chamado "Sungkyunkwan Scandal"? é um dorama de época, que eu gostei bastante. Tem várias lições que podem ser levadas para a vida, fala um pouco sobre os ensinamentos do confúcio e tem bastante romance! ^^

    Ja ne!=^.~=

    ResponderExcluir
  6. Olá Cecília! Já conhecia o enredo do filme, mas ainda não tive a oportunidade de assisti-lo. Não tenho dúvidas de que seja realmente um belíssimo longa, e o Kenichi é um excelente ator. Sabe escolher bem seus projetos, sempre tão distintos um do outro. O filme abriu o Festival de Veneza no ano passado, ganhando visibilidade internacional.

    ResponderExcluir
  7. \o/ Cecilia..lembro de vc comentando no Facebook sobre o filme no dia que assistiu e desde lá fiquei curiosa..Depois que li seu post fiquei mais ainda! To salvando o link aqui na minha página de favoritos pra baixar e ver assim que der (tenho alguns na frente ainda, além de ter q fazer 2 post de j-movies essa semana ainda) KKKKKKKKKK

    E certeza q vou querer ler o livro! Adoro comparar livros e filmes! KKKKKKK

    Amei o post! =)

    ResponderExcluir
  8. Olha teu post esta muito inspirador mocinha! Serio.. adoro filmes com essa assencia intensa, profunda.. Jah tah na minha lista pra baixar futuramente, ou talvez daki a uns dias. Fiquei realmente interessada =D

    Fiz post novo no kuroneko tb ^^ tah super legal depois da uma olhadinha

    kisus =*

    ResponderExcluir
  9. Olá cecí ^^
    Tem selinho para vc no meu blog:
    http://tudoparaotakus.blogspot.com/2011/12/selo-de-qualidade.html

    ResponderExcluir
  10. Olá. Sou administradora do blog KSensei (http://karinsensei.blogspot.com/), e gostaria de pedir que a imagem de nosso banner fosse modificada em seu site. Eis o link para a nova imagem (http://karinsensei.blogspot.com/2010/07/link-do-blog.html).
    Desde já agradeço a atenção.

    Karin Sensei

    ResponderExcluir
  11. Oiiii, deixei um selinho pra voce!

    http://itazuradramas.blogspot.com/2011/12/selinhoooo.html

    Bjãao!

    ResponderExcluir
  12. Não me surpreende que o filme seja bom, Kenichi atua de forma realmente magnifica e os outros atores devem ter seguido no mesmo rumo. Agora não penso que assistirei, tenho minhas dúvidas em relação a isso. Afinal de coisas morbidas só minha personalidade já basta. :P
    E fiquei surpresa em saber que fora baseado em um livro, apesar de que algumas adaptações conseguem superar isso.
    ^^
    Talvez quando estiver mais bem disposta para assistir esse filme corra risco. >P
    Annyeong. o/

    ResponderExcluir

Gente, o comentário de vocês é muito importante! hihi Aguardo ansiosamente pela opinião de vocês ;)

  • RSS
  • Delicious
  • Digg
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Youtube